Notícias

  • 26
    11|2018

    Fernando Reis bate recorde no arranco, e Brasil finaliza Pan com 6 medalhas - levantamento de peso - Globoesporte


     
    Fernando Reis bate recorde no arranco, e Brasil finaliza Pan com 6 medalhas
     

    O Brasil encerrou nesta sexta-feira a sua participação no Pan-Americano de Levantamento de Peso, em Santo Domingo, República Dominicana. No último dia de competição, Fernando Reis faturou todas as três medalhas de ouro da categoria acima de 105kg (arranco, arremesso e total). Demonstrando grande domínio sobre os rivais, Fernando ainda bateu o recorde das Américas no arranco, com 201kg. Diferentemente dos Jogos Olímpicos, que premia apenas pelo total, o Pan distribui três medalhas por divisão de peso.

    Com os três ouros de Fernando, o Brasil fechou o evento com um total de seis medalhas. Os demais medalhistas foram: Whilliam Alvorado (bronze no arranco) e Serafim Veli (prata no arranco e bronze no total). Também representaram o país em Santo Domingo: Rafael Fernandes (69kg), Mayara Rocha (48kg), Liliane Menezes (69kg) e Jaqueline Ferreira (75kg), quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

    A participação do Brasil no Pan de Levantamento de Peso foi regada à polêmica. Em março, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) marcou seletiva no Rio, a qual acabou não acontecendo. Revoltados com a falta de transparência e a má administração da entidade, um grupo de atletas liderado pelo carioca Josué Lucas realizou um protesto pedindo uma conversa com o presidente da CBLP, Enrique Montero.

     
    Serafim Veli fez o terceiro melhor total da categoria 94kg — Foto: Divulgação/CBLP

    Serafim Veli fez o terceiro melhor total da categoria 94kg — Foto: Divulgação/CBLP

    Como o mandatário não apareceu no clube onde ocorreria o evento, a seletiva acabou não acontecendo, e a CBLP afastou os atletas que teriam liderado o protesto. Dentre os afastados, três estiveram na Rio 2016: Rosane Reis, Welisson Rosa e Mateus Gregório. Os outros punidos foram: Bruna Piloto, Marco Túlio Gregório, Letícia Laurindo, Renan Senna, além de Josué Lucas.

    Um mês depois, Enrique Montero denunciou o grupo de levantadores por "ato de represália e rebeldia", pedindo a suspensão dos mesmos pelo período de um ano. Julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBLP, os atletas acabaram levando apenas uma advertência. Mesmo escapando da punição máxima, nenhum dos oito envolvidos no protesto foram convocados para o Pan.

     

    Fernando Reis e Jaqueline Ferreira, únicos atletas olímpicos que não participaram do movimento, acabaram sendo convocados. O Brasil foi dirigido por uma comissão técnica formada por Diego Martinez, Dragos Stanica e Márcio Jr.


    Fonte: GloboEsporte.com — Santo Domingo

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.