Notícias

  • 23
    10|2018

    Fernando Reis: “meu objetivo é brigar pelo pódio”




    Melhor atleta do levantamento de peso do país, Fernando Reis se mudou para os Estados Unidos e por lá tem feito seus treinamentos. Faltando menos de 20 dias para a disputa do Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, que será no Turcomenistão, mais precisamente na cidade de Ashgabat, o atleta falou com o Olimpíada Todo Dia sobre como está a reta final de preparação e a expectativa para a competição.

    Em Miami, onde está residindo, Fernando Reis acredita que chegou a hora de subir ao pódio. “A competição vai ser bem dura, mas estou bem preparado e o objetivo é brigar pelo pódio”, disse.

    O otimismo do brasileiro que compete na categoria acima de 105kg se baseia, principalmente, na lista de entrada para o Mundial. Depois de um 5º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e um 6º lugar no Campeonato Mundial do ano anterior, que foi disputado em Anaheim – nos Estados Unidos – ele está entre os cinco atletas que têm o somatório de entrada de 440kg. Acima deste grupo estão o russo Ruslan Albegov (445kg) e o georgiano Lasha Talakhadze (460kg).

    “O único atleta que está disparado é o campeão mundial e campeão olímpico, o georgiano Lasha Talakhadze, que está com 460kg de total de entrada e todo o resto está com 440kg. A gente está no bolo aí, estamos na briga e, se Deus quiser, vai correr tudo certo e vamos conseguir este pódio inédito para o Brasil”, afirma.

    Na edição de 2017, Fernando Reis já havia atingido a melhor posição da história do país em um Mundial. Na oportunidade, ele levantou 200kg no arranque (recorde pan-americano) e 240kg no arremesso. A somatória também representa o recorde pan-americano, mesmo tendo passado por polêmicas e preocupações junto à Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP).

    Fernando Reis no Mundial de Anaheim

    Este ano, mais tranquilo ele explica que se recuperou de uma lesão e pensa principalmente, na estratégia que adotará para buscar o pódio.

    “Me recuperei muito rápido de uma lesão e estou com uma cabeça muito boa para conseguir trazer essa medalha. Todo dia é sonhar com isso e conseguir chegar. Tenho que fazer uma competição com uma estratégia muito boa, onde não posso dar margem para erro absolutamente nenhum. Tem que ser uma competição perfeita”, completa.

    Além de Fernando Reis, o Brasil contará com outros cinco atletas no Mundial: Rafael Silveira (67kg), Marco Tulio Gregório Machado (96kg), Serafim Veli (96kg), Luana Oliveira Madeira (49kg) e Rosane Reis (55kg). A competição inicia no dia 1 e vai até o dia 11 de novembro. A competição é a primeira que vale vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.


    Fonte: Olimpíada Todo Dia